COP30: Dia da Amazônia mobiliza ativistas e comunidades em todo o Brasil
- Redação
- há 5 dias
- 3 min de leitura

Em preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), ativistas e comunidades de ao menos oito estados brasileiros promovem uma série de eventos nesta sexta-feira (5), em celebração ao Dia da Amazônia. As mais de 20 atividades, organizadas por movimentos sociais e coletivos, têm como objetivo ampliar a conscientização sobre a crise climática e intensificar a mobilização para a conferência que acontecerá em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
O tema central das celebrações deste ano, "Celebrar a Amazônia e os biomas é soberania", ressalta a importância da preservação para a soberania nacional e o impacto das mudanças climáticas na vida de todos. De acordo com os organizadores, o tema busca enfatizar que soberania significa, acima de tudo, proteger os povos, as terras e a vida.
A importância da mobilização para a COP30 em Belém
Sediando a conferência climática mais importante do mundo, a Amazônia torna-se o centro das discussões sobre o futuro do planeta. Os eventos organizados para o Dia da Amazônia buscam destacar o papel vital dos povos originários e das comunidades tradicionais, como quilombolas e ribeirinhos, na proteção dos biomas.
Conforme a organização do evento, a programação serve como um chamado global, mostrando a urgência de agir frente aos impactos climáticos já sentidos em todo o mundo. "A maioria das atividades ocorre em locais públicos para aproximar as comunidades. Com o tema deste ano, a gente pretende mostrar o quanto a Amazônia é potente, mas que há eventos extremos climáticos, de devastação", disse Deuza Brabo, integrante do Coletivo Reocupa.
Destaques da programação do Dia da Amazônia em diferentes cidades
A agenda diversificada inclui feiras gastronômicas, aulas públicas, rodas de conversa e ações artísticas em várias cidades do Brasil, demonstrando a multiplicidade da Amazônia Legal.
Belém (PA)
Aula pública e intervenção urbana: A Organização Seja Democracia e o Cursinho Popular Ágora realizam uma aula pública no Pontão de Icoaraci, a partir das 8h30.
Feira gastronômica: Na Comunidade da Vila da Barca, a partir das 17h, a Comissão Solidária Vila da Barca promove um festival gastronômico com apresentações culturais.
Rodas de conversa e oficinas: O projeto “Dia da Amazônia: Juventudes que Ecoam” acontece na Casa Aberta, com diversas atividades culturais e debates sobre ecologia e cultura popular, das 14h às 18h.
Ação de visibilidade: O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) fará uma ação de distribuição de mudas na entrada da Universidade Federal do Pará, das 8h às 12h.
Ananindeua (PA)
Roda de conversa e cartografia afetiva: A Associação Cultural Na Cuia lança a campanha #ClimaDeVerdade na comunidade do Açaizal, com atividades das 9h às 17h.
Manaus (AM)
Festival Grito Rua: O Festival, que acontecerá no Formigueiro Skate Park das 16h às 23h, contará com DJs, batalhas de rima, feira criativa e mais. O evento é uma iniciativa da Associação Intercultural de Hip-Hop Urbanos da Amazônia.
Grito dos Excluídos e Excluídas: O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) promove o 31º Grito com concentração na Rotatória Novo Aleixo, a partir das 15h.
Outros estados
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) também organiza ações em outras cidades para mobilizar a população em defesa da Amazônia:
São Paulo (SP): Concentração no Teatro Municipal, a partir das 16h.
Porto Velho (RO): Ato no Baixo Rio Madeira, a partir das 9h.
Com informações de: Agência Brasil
Comentários