top of page

Defesa Civil do Amazonas prepara cidades para teste do sistema "Defesa Civil Alerta"

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de set.

Defesa Civil do Amazonas em treinamento, sala de reunião, oficial apresenta slides.
Foto: Mylena Matos/Defesa Civil do Amazonas

A Defesa Civil do Amazonas iniciou a capacitação de representantes de Manaus, Manacapuru, Iranduba e Novo Airão para a simulação do Defesa Civil Alerta. A ferramenta, que envia mensagens de emergência diretamente para celulares em áreas de risco, passará por um teste ainda este mês em um esforço para fortalecer a comunicação de risco e a preparação da população.


O treinamento, que começou nesta segunda-feira (1º), tem como objetivo alinhar os protocolos e procedimentos que serão adotados durante a simulação, garantindo que a ação seja organizada e eficaz. O sistema já está em operação em outras regiões do Brasil e, em breve, será expandido para toda a Região Norte.


Como funciona o sistema Defesa Civil Alerta


O Defesa Civil Alerta foi projetado para garantir que as mensagens de emergência sejam vistas por todos. Diferentemente de alertas via SMS, o sistema exibe a mensagem de texto sobreposta ao conteúdo em uso no celular, e a janela só pode ser fechada manualmente pelo usuário.


  • Alertas Extremos: Mensagens de nível máximo de severidade são emitidas com um sinal sonoro, mesmo se o celular estiver no modo silencioso, alertando sobre ameaças à vida ou à propriedade que exigem ação imediata.

  • Alertas Severos: Caracterizados por uma urgência menor, permitem que a população tenha mais tempo para se proteger.


Uma das principais vantagens do Defesa Civil Alerta é que não é necessário cadastro prévio ou CEP. Os alertas de emergência são enviados automaticamente a todos os celulares que estejam em localidades com risco de desastres mapeadas pela Defesa Civil. A maioria dos aparelhos lançados a partir de 2020, com suporte a tecnologias 4G ou 5G e sistemas Android ou iOS, são compatíveis com o sistema.


Para evitar desinformação, a Defesa Civil do Amazonas fará uma ampla divulgação prévia para a população, informando que as mensagens enviadas se tratam de um teste e não de uma situação real de emergência.


Com informações de: Agência Amazonas

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Em destaque

Receba notícias direto no seu e-mail. Assine nossa newsletter.

Aniversário
Dia
Mês
Ano
  • Instagram
  • Facebook
  • X

© 2035 por Manchete Direta.

bottom of page