Flamengo solicita à ONU reconhecimento da torcida como 'Nação simbólico-cultural'
- Redação

- 9 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de set. de 2025

O Flamengo iniciou uma campanha para que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheça a torcida rubro-negra como a primeira "Nação simbólico-cultural do planeta". O anúncio, que visa mobilizar os mais de 45 milhões de torcedores, foi feito através de um pronunciamento oficial do ídolo Zico, embaixador do clube. O objetivo é validar internacionalmente a força social e cultural do time.
Zico convoca torcida para petição
Em sua declaração, Zico ressaltou o imenso contingente de torcedores do clube. "Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob a mesma bandeira...". O 'Galinho de Quintino' ainda destacou que a campanha busca o reconhecimento de uma nação formada por sentimento, e não por limites geográficos.
Para participar, o torcedor pode assinar uma petição digital, disponível no site oficial do clube.
O que o Flamengo espera com o reconhecimento
O clube espera que a iniciativa traduza a realidade da sua torcida, cuja influência transcende as fronteiras do futebol. O reconhecimento, mesmo que simbólico, serviria para validar internacionalmente o fenômeno social e cultural que a torcida rubro-negra representa. O pedido do Flamengo para ser reconhecido oficialmente como uma Nação simbólico-cultural ressalta a importância de sua identidade, com sua própria história, heróis, e tradições.
Com informações de: Globo Esporte











Comentários