Inscrições para o Bolsa Universidade 2026 começam em Manaus
- Redação

- 22 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Começou nesta segunda-feira (22) o período de inscrições para o Bolsa Universidade 2026 em Manaus. O programa, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas, disponibiliza mais de 40 mil vagas para o próximo ano. Os interessados podem se inscrever até as 13h do dia 2 de outubro.
O edital completo, que detalha os cursos e as instituições parceiras, pode ser acessado no Diário Oficial do Município (DOM). O Programa Bolsa Universidade (PBU) é uma iniciativa da prefeitura de Manaus para democratizar o acesso ao ensino superior.
Como fazer a inscrição no Bolsa Universidade 2026
O processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet. Os candidatos devem seguir os passos abaixo para garantir sua participação:
Acesso ao Portal: Acesse o Portal do Candidato e faça um cadastro com CPF e senha para obter login.
Preenchimento do Formulário: Preencha o formulário de inscrição em quatro etapas. Todos os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório.
Emissão de Comprovantes: Após a conclusão, emita e imprima o Comprovante de Inscrição e a Declaração de Renda Familiar. Se houver renda autônoma na família, a declaração específica também deve ser preenchida e assinada pelo respectivo familiar.
Quem pode participar do programa?
Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve atender aos seguintes critérios de elegibilidade:
Ser brasileiro nato ou naturalizado e residir em Manaus.
Possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.
Ter concluído o ensino médio ou equivalente.
Não possuir diploma de nível superior.
Não ser beneficiário de outros programas de graduação ou estar matriculado em instituição pública de ensino superior.
Vagas e Etapas do Processo Seletivo
O programa conta com um total de 43.727 vagas, distribuídas em 73 cursos e 15 instituições. As vagas são segmentadas em:
Ampla concorrência: 40.388 vagas
Pessoas com Deficiência (PcDs): 2.286 vagas
Pessoas acima de 60 anos: 1.053 vagas
O processo seletivo inclui três etapas principais: inscrição eletrônica, classificação (feita pelo órgão coordenador do programa) e entrega de documentos. A última etapa é crucial, e a não apresentação da documentação exigida leva à eliminação do candidato.
Com informações de: G1











Comentários