Julgamento do plano de golpe no STF: ministros aguardam voto de Alexandre de Moraes para fechar decisão
- Redação
- há 10 horas
- 1 min de leitura

Ministros da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) aguardam o voto do relator Alexandre de Moraes para finalizarem seus próprios posicionamentos. O julgamento do plano de golpe, que tem Moraes como relator, será retomado nesta terça-feira (09). O voto dele é o primeiro a ser apresentado e, segundo estimativas, pode durar até três horas.
A influência do voto de Alexandre de Moraes
A expectativa em torno do posicionamento de Moraes é alta. Embora os ministros geralmente preparem suas minutas de voto com antecedência, a apresentação do relator é considerada um ponto-chave na "liturgia" da Corte. O voto de Moraes pode destacar pontos de convergência, controvérsias ou novos alertas, influenciando o posicionamento dos demais ministros, seja para concordar ou discordar. Essa dinâmica é um fator decisivo no andamento do processo.
Próximos passos e rito do julgamento
A sessão será presidida por Cristiano Zanin, que deve dar início ao rito antes de passar a palavra a Moraes. A análise dos ministros abordará as questões preliminares levantadas pelas defesas dos oito réus, além de uma análise conjunta das acusações. A sequência de votos, após Moraes, será a seguinte:
Flávio Dino
Luiz Fux
Cármen Lúcia
Cristiano Zanin
A expectativa é que os outros ministros apresentem votos mais curtos. Muitos podem optar por não ler o texto na íntegra. Após a conclusão de todos os votos, uma nova rodada será aberta para a definição da dosimetria das penas, caso haja condenações.
Com informações de: CNN Brasil
Comentários