Mutirão da Cidadania em Manaus: Agilize a Emissão do Novo RG
- Redação

- 25 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de ago. de 2025

O Governo do Amazonas iniciou o Mutirão da Cidadania para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nos Prontos Atendimentos ao Cidadão (PACs) de Manaus. A ação, que começou na segunda-feira (25), é exclusiva para quem já realizou o agendamento prévio, visando agilizar o processo e atender à grande demanda pela nova versão do documento.
O mutirão se estenderá até o dia 5 de setembro e atende apenas os cidadãos que conseguiram uma das mais de 5 mil senhas distribuídas no dia 20 de agosto, em pontos como os Centros de Convivência Magdalena Arce Daou e Teonízia Lobo, além do Ceti João dos Santos Braga.
Exclusividade para Agendados: Entenda o Processo
A iniciativa é um esforço para otimizar o atendimento de quem já estava na fila de espera. Mahatma Porto, diretor do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), confirmou o bom andamento da operação: "Estamos atendendo ao mutirão de agendamentos que foi feito semana passada. Hoje já começamos com força total. Temos atendido as pessoas e tudo tem caminhado bem."
A enfermeira Ana Paula Normando, que foi ao PAC da Compensa, na Zona Oeste, elogiou a rapidez do serviço. "Está sendo um bom atendimento, e eu agradeço, porque se não fosse isso, até agora eu não teria conseguido. É uma iniciativa maravilhosa e está sendo rápida, ajudando a população", disse ela.
Outro depoimento positivo veio da cozinheira Maria Elineuza, que também teve sua nova identidade emitida no PAC do Studio 5. "Deu tudo certo. Tudo o que você vai fazer, você tem que ter a sua identidade, que é o principal documento", afirmou.
Por que Ter o Novo RG?
A Carteira de Identidade Nacional substitui o antigo RG e unifica o número de identificação em todo o país por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O objetivo é aumentar a segurança e evitar fraudes. A emissão do novo RG em Manaus tem sido um dos serviços mais procurados nos últimos meses, e o mutirão é uma resposta direta à necessidade da população de ter o documento atualizado.
Com informações de: G1 Amazonas











Comentários