'O Agente Secreto' é o filme brasileiro escolhido para tentar vaga no Oscar 2026
- Redação

- 15 de set. de 2025
- 2 min de leitura

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou oficialmente que o filme “O Agente Secreto” será o representante do Brasil na corrida por uma indicação ao prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa-metragem superou outros cinco concorrentes nacionais para tentar uma das cinco vagas na lista final da premiação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15). A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março.
O que é 'O Agente Secreto' e por que ele foi escolhido?
Ambientado na década de 1970, o filme é um drama criminal que segue a história de um professor universitário (interpretado por Wagner Moura) que decide voltar para Recife para reencontrar o filho caçula, mesmo sob os riscos da ditadura militar.
A seleção do filme para representar o Brasil é justificada por sua ótima recepção crítica internacional. Em maio de 2025, no prestigiado Festival de Cinema de Cannes, Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator, e Kleber Mendonça Filho, o de melhor direção. O longa também recebeu avaliações positivas de publicações renomadas como o jornal britânico “The Guardian” e as revistas americanas “Hollywood Reporter” e “The Playlist”, que o classificaram como uma "obra-prima" com atuações "magistrais".
Conheça os concorrentes de 'O Agente Secreto'
Antes de ser selecionado, "O Agente Secreto" concorreu com outros cinco longas brasileiros que também almejavam a vaga no Oscar 2026:
“Baby”, de Marcelo Caetano
“Kasa Branca”, de Luciano Vidigal
“Manas”, de Marianna Brennand
“O Último Azul”, de Gabriel Mascaro
“Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi
Como funciona a escolha do filme brasileiro para o Oscar?
Todo país pode submeter um único filme para a categoria de Melhor Filme Internacional. As regras da Academia de Hollywood exigem que o longa tenha mais de 40 minutos de duração, seja produzido fora dos Estados Unidos e tenha mais de 50% de seu áudio em um idioma que não seja o inglês.
No Brasil, a seleção é de responsabilidade da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que nomeia uma comissão de 25 membros para avaliar os inscritos e votar no representante. Para serem elegíveis, os filmes não podem ter sido exibidos em plataformas de streaming ou na televisão antes de seu lançamento comercial nos cinemas, onde devem ficar em cartaz por no mínimo sete dias consecutivos.
Quais os próximos passos para 'O Agente Secreto' na corrida do Oscar?
Após ser escolhido, o filme é formalmente inscrito junto à Academia de Hollywood. Em seguida, os membros da Academia assistem aos filmes elegíveis para formar uma "lista restrita" (shortlist) de 15 finalistas, divulgada em dezembro. Nessa fase, a divulgação e estratégia de marketing internacional são cruciais para que a obra não seja esquecida pelos votantes.
Na segunda rodada de votação, os membros assistem aos 15 filmes da shortlist para então escolherem os cinco indicados que, de fato, disputarão a estatueta na cerimônia de premiação.
Com informações de: G1











Comentários