Pressão arterial 12 por 8: entenda por que ela agora é considerada pré-hipertensão
- Redação

- 19 de set. de 2025
- 1 min de leitura

Uma nova diretriz brasileira para o manejo da pressão arterial reclassificou a aferição de 12 por 8. Antes considerada normal, ela agora é um indicador de pré-hipertensão. A mudança faz parte da "Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025", elaborada em conjunto pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Por que a pressão arterial 12 por 8 é pré-hipertensão?
O principal objetivo da reclassificação é identificar precocemente indivíduos em situação de risco. A medida busca incentivar intervenções preventivas, sem o uso de medicamentos, para evitar que o quadro evolua para hipertensão. Com a nova diretriz, para ser considerada normal, a pressão arterial precisa ser inferior a 12 por 8. Já valores iguais ou acima de 14 por 9 continuam sendo classificados como hipertensão, com estágios de 1 a 3.
O que muda para os pacientes?
A mudança na classificação de pressão arterial enfatiza a importância da medicina preventiva. Ao identificar a pré-hipertensão, médicos e pacientes podem adotar medidas como mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e prática de exercícios físicos. Essa abordagem proativa é vista pelas sociedades médicas como uma maneira de reduzir a incidência da hipertensão e suas complicações associadas, como doenças cardiovasculares e renais.
Com informações de: Agência Brasil











Comentários