Xi Jinping pede ao Brics para resistir ao protecionismo em meio a tensões comerciais
- Redação

- 8 de set. de 2025
- 1 min de leitura

Em uma cúpula virtual do Brics, o presidente chinês Xi Jinping fez um apelo para que os países do bloco "resistam a todas as formas de protecionismo" e defendam o sistema multilateral de comércio. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8) durante o evento convocado pelo Brasil, que atualmente ocupa a presidência rotativa do grupo de nações emergentes.
Fortalecimento da cooperação no Brics
Xi Jinping incentivou os membros do Brics a aprofundarem sua cooperação em áreas estratégicas como comércio, finanças e tecnologia. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, o presidente destacou que o fortalecimento da colaboração interna do bloco é crucial para enfrentar os riscos e desafios do cenário global.
Ele argumentou que uma cooperação mais estreita entre os países do grupo resultará em mais "confiança, opções e resultados efetivos" para superar as incertezas externas. A cúpula, organizada pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, teve como um de seus principais objetivos coordenar estratégias diante da nova política comercial dos Estados Unidos, que tem elevado tarifas sobre parceiros comerciais.
Com informações de: CNN Brasil











Comentários